Close

Slider Title

Excerto Curto

See More

Projeto Art’themis

O Art’themis é um dos vários projetos que a UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) tem vindo a desenvolver no âmbito da defesa dos direitos humanos, em específico dos direitos das mulheres, e na promoção da igualdade de género, destacando-se pelo seu caráter de intervenção, na prevenção primária da violência de género.

É um projeto subvencionado que se está a desenvolver com a parceria da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, e que tem como principal objetivo alertar e consciencializar para as causas e consequências da violência de género e doméstica.

Pretende a promoção de valores de incentivo à cidadania, à participação equitativa nas mais diversas esferas da vida pública e privada, e a emancipação através da conscientização das formas pelas quais a desigualdade de género se processa, se constrói e reconstrói nos quotidianos, buscando, desta forma, a mudança quanto a esta realidade e, consequentemente, a transformação social.

O projeto Art´themis funciona através de um programa de ação pedagógica sistemática com jovens, explorando-se diversos temas no domínio da prevenção de comportamentos violentos, nomeadamente com base no género, mas sobretudo desconstruindo as bases culturais e de representações sociais que lhe estão na base. Neste sentido, abordam-se temas como os Direitos Humanos, Direitos das Mulheres, estereótipos de género, violência no namoro de género e doméstica, entre outros.

Com recurso a uma metodologia de projeto, procura-se a participação e o envolvimento das/os participantes num trabalho que engloba diferentes métodos pedagógicos.

Assim, os temas abordados, não seguem uma “cartilha” igual para as diferentes turmas, antes são negociados com o grupo turma, através de momentos assembleários de discussão do que eles e elas consideram mais relevante “tratar”.

Este programa é implementado de acordo com o estabelecimento de um protocolo com a escola, prevendo-se a realização de 15 sessões durante cada ano letivo.

Durante o ano letivo, os/as jovens desenvolvem e estimulam a sua criatividade na área da igualdade de género e prevenção da violência. Com o intuito de desconstruírem o fenómeno da violência, produzem através de ferramentas artísticas os seus trabalhos finais, tornando-se os/as protagonistas com a construção de um produto final artístico (vídeos, coreografias, peças de teatro, exposição fotográfica, entre outros). Estes produtos são apresentados nos encontros de final do ano letivo, com a presença de vários participantes da comunidade educativa.

O Art´themis estende a sua ação também a públicos específicos da comunidade educativa (famílias, encarregados/as de educação, docentes e auxiliares de educação) através de ações formativas, pretendendo criar alicerces para sustentar os processos de mudança em crianças e jovens.